quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
CAOS ESCOLAR, IDEOLOGIA, DE QUEM É A CULPA
A ideologia é uma ilusão, onde a realidade é invertida, em que o poder de persuasão tende a aumentar como meio de controlar os comportamentos em determinadas situações, sendo a escola o principal aparelho ideológico da sociedade, devendo a ideologia assumir o caráter de convencimento. A crise do capitalismo e da ideologia liberal aumentou a distância entre pobres e ricos. A educação não é prioridade para os neoliberais, a visão é que os menos esclarecidos só é vista como massa de manipulação, e seres que consome assim a relativa ajuda aos povos pobres é só para evitar convulsões sociais e a desordem no sistema vigente.
Os pobres devem ser condicionados através da educação de consumo segundo a visão neoliberal, em sua proposta a escola publica tem que converter em escolas privadas, donde advêm um novo nicho de mercado que pode propiciar um novo meio para a obtenção de lucros o que as tornarão mais seletivas, tudo firma no mundo das ilusões, vê que suas intenções e obter um número maior de consumidores, sem o controle e a intervenção perniciosa do estado, deste modo apresentando uma solução material para antigos problemas estruturais.
São sagazes, dizem capitalismo e liberdade, propagam que o bem mais apreciado pelo ser humano é a liberdade, mas a que preço neste regime de acumulação, a retórica neoliberal ganhará espaço político e densidade ideológica. Na America latina o experimento neoliberal mostrou resultados milagrosos tendo o Chile como cenário trágico, assim, portanto nas articulações das massas o neoliberalismo pretende chegar ao poder pelo voto popular, deixando de ser perspectiva teórica, para orientar a decisões governamentais a exemplo do FMI, que atua do primeiro ao terceiro mundo e em sociedades da Europa oriental.
O neoliberal apresenta tudo em dupla face. Explicam a crise mundial pela estrutura ineficiente do estado em gerenciar as políticas publica. Dizem que os culpados pelas crises são os sabichões (sindicatos), e que os homens de negócios bem sucedidos podem nos tirar da crise, por isso devem ser consultados, e que o sistema educacional deve converter-se num mercado, dizendo que se cada empresário adotasse uma escola o sistema educacional melhoraria. Falam que o estado neoliberal é mínimo quando devem financiar a escola publica e Maximo quando define a forma centralizada de conhecimento oficial que deve circular nos estabelecimentos educacionais implementados pelo governo neoliberal. As instituições escolares devem funcionar como empresa produtoras de serviços educacionais, sem a interferência do estado, pois no mundo moderno há duas necessidades fundamentais: comer, e ser socializado escolarmente. O exemplo do Mcdonalds, o sonho educacional dos homens de negócios, e que a mercadoria oferecida tem que ser produzida rápido, com outros novos meios de controle de eficiência e da produtividade.
A educação tem que ser encarada como um produto de consumo, e para que aja consumo tem que ter consumidores, assim à sociedade deve ser educada para tal fim. Regimes neoliberais poderiam ser muito bem entendido como um processo de macdonalização do conhecimento escolar, não só produzir batatas fritas e hamburgers, tem que ser produzidos consumidores, com efeito, o Mcdonalds tem mais futuro que as escolas públicas, não são um fato isolado, é arbitrário, é a realidade.
Concluindo, os educadores devem ver que os neoliberais são os culpados pela a crise na educação, e que não apenas uma minoria seleta deveria ter acesso à educação, mas observa-se que a fabrica de produzir pobres esta aumentando, e com isso uma fomentação da indústria da miséria, e que estes processos gigantescos esta transformando a maioria em consumidores famintos, daí resulta no aumento da violência e da miséria, e que o pensamento neoliberal está se entranhando no interior das células, tal lógica cultural penetrará em todas as instituições, principalmente nas educacionais, ditando a individualização propiciando competições selvagens entres as grandes massas humanas, disparando o processo antidemocrático sem precedentes, preconizando os melhores triunfam, e os piores fracassam, submetendo à violência negando a eles o direito elementar a vida.
Segundo os neoliberais a grande maioria deve ser convertida apenas em elementos de consumo, cabe desta forma aos educadores mostrar que os neoliberais com suas idéias levarão aos caos e a regressão, sendo que a solução é a educação fora dos contextos neoliberais.